O Serviço de Utilização Comum do Hospitais (SUCH), criado há 54 anos, tem como missão a prestação de serviços de apoio à actividade em saúde. Esta principal missão é revestida de grande importância e significado uma vez que contribui para que as unidades de saúde possam funcionar de forma plena em todos os contextos e circunstâncias, nomeadamente no de pandemia provocado pelo COVID- 19 que atualmente assola Portugal e o mundo.

O SUCH tem, cumulativamente à principal missão de prestação de serviços nas áreas instrumentais à atividade de prestação de cuidados de saúde, a obrigação de o fazer de forma sustentável, contribuindo para o aumento da eficácia e eficiência de todo o sistema nacional de saúde.

Firmemente focado nestes objectivos, o SUCH, ao longo de mais de cinco décadas, tem ampliado a sua carteira de serviços, investido e inovado nas unidades produtivas,  e apostado na formação e reforçado as competências dos seus profissionais e consequentemente melhorando todo o seu know-how nas diversas e exigentes áreas de especialização em que opera, sabendo que desta forma pode aportar cada vez mais valor à atividade principal dos seus associados.

O SUCH prima – ao longo de mais de cinco décadas – por ser pioneiro, quer no conceito que está na sua génese de meios partilhados e comuns, quer nas respostas inovadoras que disponibiliza aos seus Associados como são exemplo a Central de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (Esterilização) e a mais recente área do SUCH: a metrologia, para calibração de equipamentos.

Mas se tudo isto é uma preocupação constante e continuada, é em momentos e circunstâncias difíceis que a principal missão do SUCH assume um significado acrescido. Além do seu papel de regulação no mercado e prestador discreto e rigoroso de serviços, o SUCH tem hoje o dever de garantir que todos os serviços complementares, imprescindíveis à prestação de cuidados de saúde, como, a alimentação, tratamento de resíduos, tratamento de roupa, manutenção de equipamentos, reprocessamento de dispositivos médicos, calibração de equipamentos, limpeza, serviço de logística e transporte ou até o acesso às unidades de saúde através dos parques de estacionamento, continuem a ser prestados ininterruptamente e com a maior qualidade possível.

É esta eficiência e disponibilidade que permite às unidades de saúde, a quem as gere e aos seus profissionais, poderem estar focados na sua missão. E, como sabemos, o quanto é importante e significativo que os profissionais e gestores da saúde possam contar com uma organização, que discretamente trabalha, mas sem que nela em cada momento reparem. Se assim for, essa é a maior certeza que o SUCH está a desempenhar plenamente a sua missão.

E é para isso que o SUCH continua a dar o seu contributo colectivo inigualável à saúde. Mesmo que outros operadores não consigam corresponder às necessidades ou que a situação ou o momento sejam de uma complexidade acrescida – como o que resulta do período que vivemos – saber, as unidades e os profissionais, que podem contar com uma organização como o SUCH ao seu lado, é um valor que apenas organizações de excelência podem fenomenalizar.

E é esse valor e essa excelência que o SUCH, hoje mais que nunca, vai garantir no terreno, no local, onde cada gesto conta. Porque para o SUCH servir a Saúde em Portugal não é apenas uma missão. É a única razão da sua existência.

Hoje, como sempre, ao serviço de saúde em Portugal!

 

Comments are closed.