Toalhas, cobertores, lençóis e fardamentos são apenas alguns exemplos de tipologia de roupa hospitalar que circulam diariamente e em grandes quantidades nos serviços de cada hospital, sendo que para cada um desses itens deve ser diariamente assegurado um eficaz processo de lavagem e tratamento que garanta a higienização da peça antes de ser utilizada pelo próximo paciente admitido ou pelo profissional que presta os cuidados de saúde.
Em paralelo ao processo de tratamento da roupa hospitalar – que deve ser realizado em lavandarias industriais dotadas de barreira sanitária – deve ser assegurado um eficiente sistema de distribuição e controlo das quantidades das diferentes tipologias em circulação entre o local de tratamento (lavandaria industrial) e o local de armazenamento (rouparia hospitalar).
Atualmente, sistemas avançados de rastreabilidade têxtil com recurso à tecnologia RFID UHF, permitem monitorizar em tempo real todo o percurso de cada peça de roupa, através da colocação de um dispositivo designado de TAG (chip). Este dispositivo contém toda a informação necessária à identificação da peça no circuito, gerando em conjunto com o software de gestão, todo histórico ao nível do tratamento e número de utilizações, ao mesmo tempo que permite assegurar uma eficiente gestão de stock, resultando num profundo conhecimento do perfil de consumo por parte do gestor hoteleiro, mitigando ao mesmo tempo o risco de extravio de roupa da instituição.
A distribuição da roupa introduzida no circuito de limpos é efetuada, no caso dos fardamentos, com recurso a equipamentos de dispensa automáticos, configurados em função do tipo de perfil do profissional de saúde, sendo que no caso da roupa geral lisa, previamente à sua distribuição, as quantidades são registadas através de equipamentos de leitura massiva.
A rastreabilidade do circuito de roupa contaminada é garantida também através de equipamentos de leitura massiva dos coletores, onde os profissionais de saúde depositam os fardamentos utilizados e a roupa geral utilizada no cuidado do paciente.
Desta forma, o recurso a esta tecnologia permite ao gestor hospitalar, através de ferramentas informáticas específicas, uma monitorização em contínuo dos consumos das diferentes tipologias de roupa, potenciando um eficiente controlo dos custos e planeamento dos recursos disponíveis.
O SUCH, na sua permanente missão de disponibilizar soluções inovadoras que permitam aumentar a eficiência da prestação de serviços de saúde, disponibiliza uma solução integrada de tratamento e rastreabilidade de roupa hospitalar, através das suas unidades industriais (lavandarias) distribuídas a nível nacional e da sua experiência na implementação de sistemas de rastreabilidade têxtil.