Notas Prévias
1.ª – Esta 2.ª Fase da II Parte abrange o período da vida do SUCH que decorreu desde o início de 1968 até ao dia 11 de maio de 1972, data em que, substituindo os de 1966, entraram em vigor os segundos Estatutos.
2.ª – Na 1.ª Fase desta II Parte enumerei os 6 capítulos que, a meu ver, podem ser considerados para descrever a História do SUCH;
1.º O processo de criação;
2.º A natureza jurídica;
3.º Os primeiros passos;
4.º As alterações estatutárias;
5.º As atividades, recursos utilizados e resultados obtidos;
6.º Protagonistas da administração.
Na 1.ª Fase ficaram já retratados o 1.º e o 3.º – Processo de Criação e Primeiros Passos, e o 2.º – Natureza Jurídica – no referente aos anos de 1966 e 1967.
Esta 2.ª Fase, compreende os seguintes capítulos:
- Natureza jurídica;
- Alterações estatutárias;
- Atividades, recursos utilizados e resultados obtidos;
- Protagonistas da administração.
As partes subsequentes compreenderão, com alterações ou sem elas, conforme os casos, estes mesmos 4 capítulos.
Nesta 2.ª Fase, as atividades, recursos utilizados e resultados obtidos, capítulo que, até 1996, está integrado, pela razão que a seguir se refere, nas reuniões dos órgãos sociais, bem como os Protagonistas da administração, são objeto, naturalmente, de alterações significativas.
O mais que pode acontecer em relação aos outros capítulos, embora sem grandes alterações, é haver um ou outro facto que deva ou tenha interesse referir.
3.ª – Relembro a dificuldade de que dei conta na I Parte e repeti na Fase anterior, criada pelo facto de, até 1996, não ter encontrado Propostas de Orçamento e Contas de Gerência – creio que desapareceram –, bem como Relatórios de Atividades – que não sei sequer se existiram neste período –, facto que prejudica muito significativamente esta História, sendo apenas possível extrair informação das atas das reuniões dos três – órgãos sociais – Assembleia Geral, Conselho Geral e Direção, procurar outra fontes ou recorrer ao depoimento de quem a viveu.
Esta importante lacuna assume particular relevo nas áreas dos recursos humanos, económico-financeira e da produção, esperando que, entretanto, resultem frutíferas as tentativas que irei desenvolvendo para ver atenuados os seus efeitos.
Leia na íntegra O SERVIÇO DE UTILIZAÇÃO COMUM DOS HOSPITAIS (SUCH) E A SUA HISTÓRIA – II PARTE – 2.ª FASE, José Nogueira da Rocha