Realizou-se hoje, dia 22 de abril, no Auditório do Infarmed, a Assembleia Geral do SUCH, tendo sido aprovado o Relatório de Atividades e Contas 2021.
Na reunião, que contou com uma intervenção da Secretária de Estado da Saúde, Maria de Fátima Fonseca, foram eleitos os órgãos sociais, na sequência da nomeação do Conselho de Administração do SUCH, e foi debatido o impacto da inflação nos preços do SUCH.
A Secretária de Estado da Saúde salientou a importância dos equilíbrios no âmbito da sustentabilidade, para a concretização dos objetivos do quadro da Agenda 2030 das Nações Unidas, tendo sublinhado o facto de os mesmos estarem espelhados no planeamento estratégico SUCH para 2022 conjugados com a sua missão de responder às necessidades dos Associados.
Fátima Fonseca, destacou ainda o papel que o SUCH desempenhou no combate à pandemia que mereceu um reconhecimento por parte do Ministério da Saúde através da atribuição ao SUCH da Medalha de Serviços Distintos – grau Ouro.
O Presidente do Conselho de Administração, Paulo Sousa, apresentou o Relatório de Atividades e Contas 2021, tendo referido que o SUCH adaptou de forma dinâmica o seu plano de contingência de forma a minimizar o impacto da incidência do SARS-CoV-2 na prestação dos serviços que disponibiliza, sem perder de vista os objetivos estratégicos resumidos na Satisfação do Associado e na Sustentabilidade da Associação.
Na apresentação do RAC 2021, Paulo Sousa salientou o forte incremento da atividade global, a par do aumento da eficiência e da produtividade do SUCH, referindo que este processo de melhoria das condições de sustentabilidade do crescimento da Associação, não resulta de um processo pontual, sendo sim o corolário de toda a estratégia implementada nos últimos anos.
Foram também destacados alguns dos indicadores mais significativos, como seja o crescimento de 19,2%, da atividade global do SUCH – excedeu o previsto em sede de orçamento em cerca de 13% – e um crescimento dos gastos e perdas operacionais de apenas 15,3%, realçando que o prazo médio de recebimentos continua a representar o maior constrangimento da gestão diária do SUCH.
Foi ainda abordado, pelo Presidente do Conselho de Administração, o atual aumento, sem precedentes, dos custos de energia e dos custos de transporte, sendo por isso expectável a necessidade de reequacionar o plano de atividades, redirecionando e possivelmente aumentando criteriosamente dotações para as prestações que estão e vão ser mais afetadas.
Adicionalmente, foi aprovado por unanimidade a admissão do Hospital de Loures, E.P.E., na qualidade de Associado –contanto o SUCH atualmente já com 66 Associados – e a proposta de louvor apresentada pelo Presidente do Conselho de Administração do SUCH:
“Considerando a mudança de ciclo, com o início de um novo mandato dos órgãos do SUCH, é um imperativo de justiça manifestar pública e expressamente o reconhecimento e agradecimento, a algumas individualidades e entidades que, com empenho, lealdade e espírito de missão, contribuíram de forma inequívoca para os sucessos desta Associação, ao longo do mandato que agora cessa.”