Numa altura em que todas as “energias” estão reunidas no combate à pandemia, falar de soluções energéticas pode facilmente parecer um assunto não prioritário. No entanto, nesta fase torna-se importante retomar outras batalhas, sendo que as questões energéticas e o impacto que tem no meio ambiente e, por conseguinte, na saúde de todos, é um tema que a todos deve preocupar.

Os hospitais são edifícios consumidores intensivos de energia, devido à sua grandeza e especificidade, tais como requisitos de conforto térmico e de qualidade de ar interior. Neste sentido, o SUCH é chamado a analisar as oportunidades existentes no que diz respeito à melhoria da eficiência energética, para otimizar os consumos, reduzir custos e ao mesmo tempo melhorar os requisitos de conforto e qualidade para todos os utilizadores dos edifícios.

Visando suprir as necessidades dos Associados, a área de Energia do SUCH desenvolve a sua atividade principalmente em duas grandes áreas de atuação, que são, concretamente, Energias Renováveis e Consultadoria Energética.

As energias renováveis estiveram na génese da criação desta área de negócio no SUCH, suportada pelo DL 363/2007. O SUCH avançou para a instalação de 68 instalações de microgeração fotovoltaica e sistemas solares térmicos em edifícios do SNS, comprovando as energias renováveis são desde sempre uma das principais áreas de atuação desta esfera de negócio, sendo de esperar um crescimento acentuado deste tipo de sistemas nos próximos anos.

A consultadoria energética é igualmente essencial, pois é através dos serviços de auditoria energética que é possível perceber, atuar e elaborar objetivos para conseguir os resultados almejados. Nos últimos três anos a prestação de Energia do SUCH foi responsável pela preparação de dezenas de candidaturas de financiamento europeu, avisos do POSEUR – PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS, criado para a melhoria da Eficiência Energética nas infraestruturas públicas. Conseguiu-se candidaturas aprovadas num valor superior a 100 Milhões de euros. Essa conquista tornará os edifícios do SNS – Serviço Nacional de Saúde mais eficientes energeticamente, garantindo reduções de consumo superiores a 30% e assim permitir que edifícios em muitos casos, já com algumas dezenas de anos, se modernizem e adotem sistemas com tecnologia do século XXI, com mais garantias de fiabilidade, melhoria do desempenho energético e conforto de utilização. Sendo assim, foram adotadas soluções com alta tecnologia, atuando-se basicamente em Sistemas de Climatização, Sistemas de Energia Renováveis, Sistemas de Gestão Centralizada, Envolventes Opaca e Envidraçada de edifícios, Iluminação e Sistemas de Gestão Técnica Centralizada dos edifícios.

Acreditamos que um edifício eficiente energeticamente será sem dúvida, um edifício mais saudável e por conseguinte, estará em melhores condições de poder oferecer bem-estar e conforto a todos os pacientes que o SNS trata.
O SUCH continuará a trabalhar com toda a “Energia” para o bem comum e para o enriquecimento do SNS, focado em desenvolver e disponibilizar aos nossos Associados, soluções energéticas de futuro para o bem de todos.

Comments are closed.