O projeto-piloto ROSE – Enviroment Sustantibilty Of The Operating Room – projeto conjunto do Centro Hospitalar Universitário de Santo António (CHUdSA) e do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) – ganhou o primeiro prémio do BI Award for Innovation in Healthcare 2023, iniciativa da Boehringer Ingelheim com o apoio institucional da Ordem dos Médicos.

A criação deste projeto surgiu pela necessidade emergente de trabalhar a sustentabilidade ambiental dos blocos operatórios tendo em vista a proteção da saúde dos profissionais de saúde e dos cidadãos em geral e, naturalmente, do futuro do planeta.

Assente nestes dois objetivos, o CHUdSA e o SUCH – que atualmente já opera a gestão dos resíduos no Hospital – desenharam o R.O.S.E. que promove a redução de resíduos nos blocos operatórios e o seu reaproveitamento. Para além de fomentar a economia circular, pretende reduzir significativamente o impacto negativo dos poluentes hospitalares no meio ambiente. Para isso, o projeto reúne tecnologia, inovação de processos e metodologias, o contributo diário ativo dos profissionais e três ingredientes para o sucesso: Querer, poder e saber!

É com regozijo que o SUCH, em conjunto com o CHUdSA, recebe o reconhecimento deste trabalho que é um compromisso diário em prol da maior otimização dos recursos necessários para a prestação de cuidados de saúde e que promete ser um projeto holístico transformador, de inovação social, na área da sustentabilidade ambiental em saúde.

   

Comments are closed.