A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), com o apoio do SUCH e apoio técnico da consultora Erising, lançou em 2023 a 1ª edição da Bolsa José Nogueira da Rocha, com o objetivo de reconhecer e potenciar as áreas de suporte logístico das unidades que integram o Serviço Nacional de Saúde.

O prémio atribuído ao vencedor desta iniciativa – Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) – concretizou-se num Programa de Consultoria Especializada para apoiar a resolução dos constrangimentos na distribuição de roupa hospitalar no CHTV. Este programa, desenhado pela consultora Erising, teve início em agosto de 2023 e terminou em dezembro do mesmo ano.

A abordagem à melhoria do processo de distribuição de roupa hospitalar no CHTV passou por usar lógicas Lean que têm origem na indústria, tais como: o Kanban (requisição), o conceito de Supermercado (armazém de roupa) e o Mizusumachi (distribuidores e a suas rotas e rotinas).

O SUCH, enquanto prestador de serviço de tratamento de roupa na lavandaria e distribuição de roupa na rouparia, teve um papel fundamental como parceiro do CHTV na implementação da metodologia Lean para a melhoria do processo de distribuição de roupa hospitalar. De forma a tornar exequível a implementação desta metodologia em ambiente hospitalar, realizaram-se as seguintes atividades:

  1. Reorganização dos armários de roupa limpa nos vários serviços do CHTV, ajustando os stocks às necessidades reais do serviço;

  2. Adaptação da aplicação informática em uso no CHTV (GHAF), permitindo a criação e gestão de pedidos de roupa online (requisição / nota de encomenda);

  3. Adaptação da produção da lavandaria ao sistema de Produção Pull (produz-se de acordo com as necessidades descritas na nota de encomenda);

  4. Organização do espaço existente no armazém de roupa, criando uma rouparia com um layout que permite levar o carro ao longo das prateleiras fazendo o picking de acordo com a nota de encomenda dos serviços do CHTV;

  5. Adaptação dos postos de trabalho na rouparia, quer no que se refere aos horários, quer à lógica de distribuição, definindo rotas e rotinas que conciliem: as necessidades dos serviços, a capacidade de utilização dos elevadores internos e a capacidade logística de transporte entre as unidades externas.

A implementação do projeto está ainda em fase de maturação. Não obstante, em termos de resultados preliminares, evidencia-se uma redução de 80% no número de reclamações (pedidos diários de roupa com urgência), redução do tráfego nos elevadores de serviço no período da manhã, aumento das sinergias entre profissionais de saúde e funcionários da lavandaria, associadas à produção Pull, com mitigação do ambiente de stress e conflito.

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