O Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), no âmbito do Plano de Desenvolvimento Sustentável, integrado no seu Plano Estratégico, candidatou-se ao Fundo Ambiental do PRR – Programa de Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central – com vista a melhoria da eficiência operacional do SUCH, centrando a atuação na eficiência energética e produtiva, apostando em energias renováveis.

 

O projeto apresentado pelo SUCH mereceu a aprovação de um financiamento global de cerca de 605 mil euros para a reconversão dos sistemas energéticos das suas delegações do Norte e do Centro. Estas reconversões permitirão obter poupanças significativas em termos de consumo de energia, mantendo e melhorando os outputs de serviço e segurança no abastecimento. 

 

Esta operação vai ser feita através de medidas que incidem sobre os principais drivers de consumo energético, incidindo ao nível da envolvente opaca e envidraçada (isolamento térmico parede exterior e substituição de caixilharia e vidros), intervenção em sistemas técnicos (AVAC, iluminação e Gestão Técnica Centralizada) e na produção de energia com base em fontes de energia renováveis (instalação de sistema solar fotovoltaico autoconsumo).

 

No caso da delegação do Norte, esta intervenção levará a uma redução de consumo de energia primária de 39,58% (5,16 tep) e de uma redução de emissões de gases com efeito de estufa de 39,58% (6,00 ton CO2eq), na fração A, e a uma redução de consumo de energia primária de 38,38% (2,03 tep) e de uma redução de emissões de gases com efeitos de estufa de 38,88% (2,36 ton CO2eq), na fração C.

 

Já no que respeita a delegação do Centro, o financiamento agora aprovado permitirá uma intervenção que conduzirá a uma redução de consumo de energia primária de 37,93% (8,36 tep) e uma redução de emissões de gases com efeito de estufa de 37,93% (9,72 ton CO2eq).

Comments are closed.