No dia 15 de setembro, o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) assinala, com orgulho, o 44.º aniversário sobre a criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que – ao abrigo da Lei n.º 56/79, de 15 de setembro – assegura o direito constitucional à proteção da saúde, de acesso universal e de âmbito geral.
O SUCH – enquanto entidade com quase 60 anos de prestação transversal de serviços na área da saúde – acompanhou, desde o início, a implementação do SNS, e tal como este, também o SUCH tem inscrita na sua génese a missão de pugnar pela constante melhoria na prestação de cuidados de saúde, pois nasceu pela capacidade de antever que as instituições prestadoras de cuidados de saúde, públicas ou privadas, deveriam libertar-se da gestão de atividades que não constituíssem a sua função principal e, antes, centrarem a sua atenção naquela que era – e é – a sua razão de ser: a prestação de cuidados de saúde.
Nunca, como nos últimos anos, o SNS e o SUCH caminharam tão paralelamente, conjugando forças num período especialmente conturbado como o da pandemia causada pelo vírus SARS-COV-2, em que também o SUCH quis dar o seu contributo ao SNS, mobilizando para este combate todo o seu manancial técnico e logístico.
Acreditamos que ainda há muito caminho a trilhar em conjunto, sempre com a ambição de inovar, melhorar e desenvolver uma criação que é hoje assumida comummente como um pilar da democracia, ao garantir o direito à saúde a todos, independentemente da sua condição económico-social.
Neste 15 de setembro, é incontornável não invocar, igualmente, a memória dos seus criadores, mas sobretudo, reconhecer o papel de todas e todos que, diariamente, prestam o seu contributo – mais ou menos visível – para a excelência do SNS!
44 anos depois, é imenso o orgulho no caminho trilhado. Um orgulho ainda assim menor do que a ambição futura, pensando no muito caminho que ainda há a percorrer.
Parabéns, SNS!