A Alimentação Hospitalar, enquanto serviço de apoio no âmbito dos Cuidados de Saúde Hospitalares, durante a pandemia Covid-19 tem prestado o maior contributo aos seus Associados, no sentido de garantir uma resposta adequada na sua atividade de fornecimento de serviços de alimentação e nutrição aos doentes e profissionais de saúde. É a estes que dedicamos agora a nossa atenção!
O surto de COVID-19 impôs aos profissionais de Saúde diversos desafios e dificuldades.
Sabemos que um estado nutricional e de hidratação adequados contribuem para um sistema imunitário otimizado e uma melhor reação ao stress, à sobrecarga emocional e à exaustão física tão características desta fase.
Em tempos de COVID-19, o SUCH recomenda aos profissionais de saúde uma alimentação saudável:
– Fazer uma alimentação completa, variada e equilibrada, seguindo os princípios da Roda dos Alimentos;
– Manter a rotina das refeições diárias, evitando snacks com excesso de açúcar e sal ao longo do dia;
– Fazer pequenos snacks com produtos saudáveis;
– Comer mais fruta e hortícolas;
– Beber água ao longo do dia e sem açúcar.
Atentos à evolução das necessidades prementes dos Hospitais e dos profissionais de saúde em manter as suas forças e disponibilidades para o tratamento de doentes, a Alimentação Hospitalar colocou-se ao lado dos seus Associados apresentando soluções para os profissionais que estão confinados e impossibilitados de usufruir das valências disponibilizadas pelo serviço, nomeadamente refeitório e cafetaria.
Esta solução consistiu na apresentação de um conjunto de produtos alimentares a disponibilizar diretamente nas enfermarias COVID-19 em que os profissionais estão confinados. Para além das refeições em regime de take-away, o fornecimento de produtos alternativos de refeições que permitiam dar uma melhor resposta às necessidades destes profissionais, foi uma premissa importante.
A reorganização do serviço, com a solução delineada assentou em alguns princípios relevantes:
– Reduzir a contaminação dos alimentos através da manipulação excessiva;
– Garantir as características dos alimentos no que respeita à sua perecibilidade, segurança, embalamento e características nutricionais;
– Cumprir as orientações do Despacho n.º 11391-2017 (Alimentação saudável);
– Assegurar a entrega de produtos/refeições à porta do enfermaria;
– Garantir o fornecimento de refeições em palamenta descartável, para que não exista retorno ao serviço de alimentação.
O impacto da pandemia no bem-estar e na saúde mental dos profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes com COVID-19 é enorme, pelo que é da maior relevância a resposta cabal que a AH, em parceria com os Serviços Hoteleiros e Conselho de Administração, está a desenvolver.