No âmbito da situação epidemiológica relacionada com COVID-19, a Manutenção de Instalações e Equipamentos Hospitalares do SUCH, tem levado a cabo várias intervenções, salientando-se as intervenções em ventiladores.

As equipas técnicas do SUCH, têm recuperado vários ventiladores existentes nos hospitais que estavam em estado de avariado/abatido/obsoleto/desativado, com a substituição de alguns componentes, revisão geral dos equipamentos e testes funcionais, sem nunca descurar a segurança do paciente e do utilizador. Até à presente data foi possível recuperar 87 ventiladores.

Adicionalmente, as nossas equipas, estão a montar e testar ventiladores novos, provenientes da China, de forma a garantirmos o pleno funcionamento dos equipamentos nos hospitais, já foram testados e entregues 111 ventiladores, conseguimos colocar os ventiladores todos operacionais num prazo de 3 dias com a colaboração e empenho dos nossos técnicos de electromedicina.

Os ventiladores chegam ao SUCH e a intervenção resume-se a:

  • Receção dos ventiladores;
  • Montagem;
  • Testes funcionais;
  • Desinfeção e acondicionamento;
  • Elaboração de ficheiro com a identificação dos ventiladores através do número de serie, a partir do ficheiro facultado pela ACSS com a identificação de cada hospital e quantidades de ventiladores a entregar;
  • Entrega nos hospitais. Na entrega é apresentada a folha associada de cada equipamento, recolhendo-se a assinatura da pessoa responsável pela receção dos ventiladores, este documento é posteriormente apresentado à ACSS como comprovativo da entrega;
  • Apoio técnico aos utilizadores.

Além destes, chegaram ao SUCH mais 63 ventiladores para montarmos e testarmos.

A importância da gestão de equipamentos médicos tem vindo a crescer dentro das unidades de saúde, não só devido ao aumento da diversidade de equipamentos, mas também devido à sua grande evolução tecnológica. Esta gestão torna-se então imprescindível para um correto planeamento da manutenção e avaliação do desempenho de cada um dos equipamentos.

O pleno funcionamento de equipamentos médicos é essencial, tanto para médicos, quanto para enfermeiros, e principalmente, para os pacientes. Os equipamentos médicos têm um papel preponderante na qualidade dos serviços prestados e para se garantir a operacionalidade dos equipamentos médicos é muito importante a existência de uma boa Gestão do Parque de Equipamentos Médicos, que de forma sucinta se traduz em:

  • Inventariar e manter atualizado o parque de equipamentos médicos bem com os seus acessórios e componentes;
  • Controlar a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos;
  • Garantir a calibração dos equipamentos de acordo com os padrões estabelecidos pelos fabricantes, pela instituição ou pelas normas técnicas vigentes;
  • Realizar periodicamente a verificação da obsolescência dos equipamentos;
  • Gerir a disponibilidade dos equipamentos.

Esta Gestão dos Equipamentos Médicos traduz uma importância vital na medida em que:

  • Contribui para um completo ciclo de vida dos equipamentos, uma vez que permite um acompanhamento adequado de todos os processos que lhe estão subjacentes e, consequentemente, que determinam uma boa operacionalidade;
  • Aumenta a disponibilidade dos equipamentos;
  • Garante a disponibilidade dos equipamentos de forma a não comprometer a prestação de cuidados de saúde;
  • Promove uma maior satisfação do corpo clínico;
  • Potencia a melhoria dos cuidados de saúde prestados aos pacientes;
  • Apoia a tomada de decisões com base em dados fidedignos e atualizados;
  • Contribui para a diminuição de custos operacionais.

O SUCH tem a capacidade instalada e a resposta técnica necessária para prestar os serviços de Gestão do Parque de Equipamentos dos seus associados.

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