Notas Prévias

1.ª O que entendi ser a V Parte da vida do SUCH decorreu entre 4 de julho de 1996 e 18 de outubro de 2003, datas da publicação, respetivamente, dos seus quartos e quintos Estatutos.

Face ao volume de informação disponível, e, mesmo assim, reduzindo-a ao essencial, optei por dividir esta Parte em 8 Fases, número igual aos oito anos que ela comporta.

De outro modo, qualquer que fosse a compactação, ainda que pequena, a História do SUCH relativamente a esta parte deixaria muito por contar.

Esta primeira Fase compreende tempo que decorreu entre 4 de julho e 31 de dezembro de 1996, relembrando que o período anterior a 4 de julho já foi incluído na IV Parte, não resultando daí qualquer inconveniente porque é a alteração estatutária dessa data que vai ser a principal determinante do que de mais relevante ocorreu nesta Fase.

2.ª Como se supunha vir a acontecer, a partir de 1996 já estavam disponíveis os Planos de Ação e Orçamento e o Relatórios e Contas de cada ano.

Sendo certo que esta HISTÓRIA pretende dar conta do que foi a vida do SUCH, afinal, o que foi e o que fez, aqueles instrumentos gestionários passaram a constituir a principal fonte de informação.

Mas, para além dessa fonte, considerada com principal, e de outras que seja possível encontrar, procurarei extrair das atas das reuniões dos três Órgãos Sociais a informação que, considerada relevante, conduza a uma narrativa mais completa e esclarecedora.

Adianta-se desde já que, em sede de “Outros Registos“, um dos capítulos da nova estrutura do texto, significativamente diferente da anterior, determinada pela alteração das fontes, e que a seguir se explicita, constará essa informação.

Assim, de ora em diante, e penso que até à conclusão, a nova estrutura será a seguinte:

1. Nota (s) prévia (s)
2. Associados
3. Órgãos Sociais
4. Natureza jurídica
5. Quadro estatutário
6. Estratégia de atuação
7. Evolução dos recursos humanos
8. Evolução económico-financeira
9. Evolução da oferta de serviços
10. Evolução da produção
11. Outros registos
12. Nota Final

Leia na íntegra O SERVIÇO DE UTILIZAÇÃO COMUM DOS HOSPITAIS (SUCH) E A SUA HISTÓRIA [ V PARTE – 1.ª FASE ], José Nogueira da Rocha

Comments are closed.