Bem-vindos ao SECH – Serviço de Esterilização Comum dos Hospitais, uma unidade do SUCH que se dedica ao reprocessamento de dispositivos médicos de uso múltiplo de forma centralizada.

Trabalhamos com recursos humanos formados, dedicados e especializados para esta atividade. Utilizamos equipamentos de última geração, que são validados anualmente por forma a garantir os parâmetros de fabrico originais.

O SECH dispõe de um sistema de rastreabilidade digital, instalado em toda a unidade e que se expande também à nossa logística. A nossa instalação dispõe de circuitos específicos para sujos, limpos e esterilizados; todas as áreas são totalmente segmentadas por barreiras sanitárias.

Esta unidade é certificada pela ISO 13485 e a metodologia implementada contribui para a prevenção e controlo das infeções associadas aos cuidados de saúde, libertando os profissionais de saúde, que usualmente eram responsáveis por estes serviços, para se dedicarem à atividade clínica.

A primeira fase da nossa prestação de serviços, inicia-se com a recolha dos dispositivos médicos utilizados nas instalações dos nossos associados e clientes. Após o encerramento dos contentores, por parte do utilizador, os dispositivos médicos utilizados são transportados para a unidade do SECH, recorrendo a viaturas dedicadas.

Os dispositivos médicos são rececionados no SECH, por cliente e os artigos compostos seguem a composição inicial, com as devidas contagens, de acordo com as indicações do serviço utilizador antes da prestação de serviços se iniciar.

Dispomos igualmente do serviço de gravação a laser não invasivo, em cada dispositivo médico, que possibilita a identificação por código matriz garantindo assim a rastreabilidade individualizada dos dispositivos médicos reprocessados no SECH.

O rigor dos nossos procedimentos, a segurança dos nossos equipamentos, a formação contínua dos nossos técnicos e a monitorização de todo o processo garantem a qualidade do serviço prestado que reveste uma importância fundamental no sistema de saúde. Um seguro e adequado reprocessamento de dispositivos médicos é fundamental no combate às infeções associadas aos cuidados de saúde.

Comments are closed.