Realizou-se no passado dia 21 de abril, no Auditório do Infarmed, a Assembleia Geral do SUCH, tendo sido aprovado o Plano Estratégico 23-25 e o Relatório de Atividades e Contas 2022.

Antes de iniciar os trabalhos, o Presidente do Conselho de Administração do SUCH, Dr. Paulo Sousa, propôs uma nota de pesar pelo Prof. Doutor José Nogueira da Rocha – que faleceu muito recentemente – acompanhada de um voto de louvor pelo seu reconhecido trabalho na Saúde e o legado determinante que deixa na história do SUCH.

A reunião, com 6 pontos de ordem de trabalhos, foi iniciada com a admissão do novo Associado a ACSS – Administração Central do Sistema de Saúde, I. P., que tinha formalizado a sua intenção de se tornar associado do SUCH.

Esta Assembleia procedeu também à eleição do Prof. Doutor António Correia de Campos para o cargo de Provedor do Associado e Cliente, indo ao encontro da proposta apresentada pelo Conselho de Administração. O novo Provedor deixa assim a presidência da Assembleia Geral do SUCH que é agora assumida pela Dra. Graça Freitas.

O Presidente do Conselho de Administração, Dr. Paulo Sousa, fez a apresentação do Relatório de Atividades e Contas 2022 e do Plano Estratégico 2023-2025, tendo aproveitado para enquadrar este último na sequência de um conjunto de ciclos que marcaram a evolução do SUCH.

Depois do ciclo estratégico dedicado a reequilibrar a Associação (2011-2013), do período cujo objetivo principal foi o de recentrar a sua atividade (2014-2016), e do ciclo estratégico 2018-2020 em que se pretendeu a especialização e garantir o equilíbrio económico-financeiro – focando o SUCH em serviços de valor acrescentado, melhorando a eficiência, diversificando e inovando tecnologicamente a sua atividade, apostando na melhoria continua da qualidade do serviço e reforçando a proximidade com os Associados –, Paulo Sousa sublinhou que 2022 foi um ano de reflexão e de preparação do Plano Estratégico 2023-2025, que tem como objetivo a consolidação e cujas principais linhas de atuação são:

  • Redução do passivo
  • Qualificação das infraestruturas produtivas
  • Valorização dos recursos humanos
  • Reforço da relação com o Associado
  • Aumento da eficiência
  • Melhoria contínua da qualidade do serviço

O Presidente do Conselho de Administração referiu ainda que tendo em consideração o difícil contexto económico que se vive, nacional e mundial, o SUCH conta monitorizar os indicadores estratégicos com um acompanhamento decisório de proximidade dos Associados, ação que tem sido estrategicamente perseguida.

Na apresentação do Relatório de Atividades e Contas 2022, Paulo Sousa referiu o sucesso dos resultados obtidos, salientando o crescimento da atividade em 13,9% face ao ano anterior e 17,2% superior ao previsto em sede de orçamento para o ano em análise, bem como um aumento do EBITDA de 20,9% face a 2021, ficando 9,2% acima do orçamentado.

Comments are closed.