Paulo Sousa, Presidente do Conselho de Administração do SUCH

Assinalamos – neste dia 22 de abril – a criação do SUCH pelo despacho ministerial de 22 de abril de 1966, com o objetivo de realizar a prestação de serviços de utilização comum aos hospitais, segundo um modelo de colocação de meios que suportam as áreas instrumentais à atividade da prestação de cuidados de saúde.

A evolução do setor da Saúde – ao longo destes 54 anos – confirmou o SUCH como um instrumento importante de autossatisfação das necessidades das instituições do Serviço Nacional de Saúde, desenvolvendo, em regime materialmente cooperativo, iniciativas e soluções que as mesmas utilizam em parceria, que contribuem em ganhos efetivos para a saúde, para o seu funcionamento mais ágil e eficiente e que as liberta as unidades de saúde para a plena dedicação à prestação de cuidados.

O SUCH tem essa missão há 54 anos e assim continuará a ser agora que os Portugueses e o SNS mais precisam, mas certamente continuará no futuro, porque esta missão não se esgota!

No atual contexto que atravessamos por força da pandemia gerada pelo novo coronavírus, uma das frases que mais ouvimos é que “nada será como antes”. E certamente assim será! Esta é uma fase de aprendizagem, de adaptação e de transição.

A sociedade irá reinventar-se, a vivência em comunidade irá readaptar-se e, em particular, o setor da saúde irá, necessariamente, sofrer uma transformação. Mas, sem prejuízo do que nos aguarda, é necessário sublinhar a incrível capacidade que todo este setor revelou, num cenário particularmente difícil e imprevisível.

Permitam-me, a este propósito, transmitir uma palavra especial de apreço e de reconhecimento a todos os que permanecem na linha da frente do SUCH a dar resposta aos nossos hospitais, que continuam a garantir a manutenção dos equipamentos, a segurança microbiológica das instalações, a esterilização dos equipamentos cirúrgicos, a limpeza dos blocos, a alimentação e a roupa aos doentes e todo o apoio necessários aos profissionais de saúde, só para mencionar algumas das muitas áreas de intervenção do SUCH.

Permitam-me ainda uma palavra para os Associados – a razão de ser do SUCH – a dar nota que podem contar com o SUCH de sempre e agora, e em face deste momento de emergência, com redobradas responsabilidades pela ampliação da missão que neste âmbito lhe foi cometida pela tutela conjunta da Saúde e Finanças, através do Despacho n.º 4243/2020, de 7 de abril que autoriza o SUCH a exercer todas as atividades consideradas necessárias à prevenção, contenção, mitigação e tratamento de infeção por SARS-CoV-2 e da doença COVID-19, nas áreas essenciais que constam da sua matriz estatutária, designadamente a aquisição, o aprovisionamento e a distribuição logística de consumíveis e de equipamentos hospitalares.

Ao SUCH coube ao longo destas mais de cinco décadas, reinventar-se e apresentar respostas inovadoras e, assim continua, ao apresentar agora – em que o contexto de relação social tem sofrido grandes mudanças – uma nova ferramenta que permite chegar e interagir com os nossos associados, colaboradores e parceiros, divulgando também a nossa atividade e prestação.

Convido-vos, portanto, a acompanhar, a contribuir com conteúdos, e sobretudo a partilhar a nossa missão.

SUCH sempre ao serviço da Saúde em Portugal!

Comments are closed.