Foi com profunda consternação, que recebemos hoje a notícia do falecimento do Professor José Nogueira da Rocha – o Provedor do Associado e Cliente do SUCH – incontornável figura da história desta instituição e da Saúde em Portugal.

O Professor José Nogueira da Rocha deixa um legado no SUCH que não será fácil de igualar e, muito menos, de resumir. Tendo presidido ao Conselho de Administração e, mais recentemente, enquanto Provedor, o seu contributo reconhecido por todos, teve oportunidade de ser destacado e evidenciado publicamente , em diversas ocasiões, nomeadamente na atribuição do nome José Nogueira da Rocha, ao Prémio de Inovação do SUCH.

A história do SUCH não pode ser contada sem referir o nome do Professor Nogueira da Rocha. Mas também ninguém melhor para contar essa a história que o mesmo, o qual o vinha fazendo, ao longo dos últimos anos, ao publicar, em fascículos, os períodos mais marcantes do SUCH, trabalho que conseguiu terminar muito recentemente e que fará sempre parte do legado deixado pelo nosso eterno Provedor.

José Joaquim Nogueira da Rocha nasceu na freguesia de Rio de Moinhos, concelho de Penafiel, a 6 de agosto de 1936.

Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (1965) e diplomou-se em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública (1971).

Iniciou a sua carreira de docente universitário na Escola Nacional de Saúde Pública – cadeira de Administração Hospitalar (1976), obtendo o título de Professor Auxiliar, após a prestação de provas públicas, equivalentes a doutoramento (1986), tendo sido Professor Associado da Escola Nacional de Saúde Pública/Universidade Nova de Lisboa (2002), onde foi diretor do curso de Administração Hospitalar e Coordenador de Grupo de disciplinas de Administração de Organizações de Saúde. Foi ainda Professor Catedrático convidado da Universidade Internacional (1997-2000), colaborando como docente em Licenciaturas, Mestrados e Cursos de Pós-Graduação em outras instituições universitárias.

Decorrente da sua carreira académica orientou e realizou cursos, seminários e conferências, sendo ainda autor e coautor de algumas dezenas de artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras.
Distinguiu-se no desempenho de cargos de elevado nível na Administração Pública e na gestão empresarial, entre os quais se destaca o de Administrador e Administrador-Geral dos Hospitais Civis de Lisboa (1968¬1978), Diretor Geral de Organização e Recursos Humanos da Segurança Social (1979-1985), Diretor Geral das Instalações e Equipamentos da Saúde (1986-1990) e Presidente do Conselho de Administração do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais – SUCH (1990-2002).

Na produção legislativa foi autor e coautor de diversos diplomas legais nas áreas da Segurança Social e da Saúde.

No âmbito da consultoria desenvolveu atividade na área da formação, bem como na área da reestruturação de Serviços de Saúde em diferentes países e representou, ainda, os Ministérios dos Assuntos Sociais, do Emprego e da Segurança Social e da Saúde em múltiplas reuniões e encontros internacionais.

Foram-lhe concedidos vários louvores e condecorações, em Portugal e no Brasil, e em Maio de 2018 foi-lhe atribuída a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde, Grau Ouro.

O Professor José Nogueira da Rocha deixa um legado não apenas no SUCH mas em todo o sector da saúde, tendo trazido inovação e excelência que são motivação e inspiração para muitos.

Mais se informa que ficará em câmara ardente na Igreja do Colégio Universitário Pio XII, a partir das 17h:30m de hoje, realizando-se uma missa às 19h.

Amanhã, dia 28 de janeiro, realizar-se-á pelas 10:00 horas uma missa de corpo presente na Igreja do Colégio Universitário Pio XII, seguindo para o jazigo da família em Penafiel.

Comments are closed.