Processo RVCC Escolar – 9º ano ou 12º ano

GRATUITO PRESENCIAL

Processo RVCC Escolar – 9º ano ou 12º ano (Gratuito Presencial)

Identificação da Empresa/Organização

Morada
Distrito
Código Postal
País

IDENTIFICAÇÃO DO PARTICIPANTE

No caso de optar pela identificação do seu Cartão de Cidadão, deve introduzir os 12 dígitos correspondentes. Exemplo: 87859644-7-GB6
Ao tratamento dos dados pessoais constantes desta ficha de inscrição são aplicáveis as disposições previstas na legislação sobre proteção de dados pessoais em vigor. Para mais informações, contacte-nos através do e-mail academia@such.pt, para assuntos relacionados com Formação ou através do email 112protecaodedados@such.pt, para assuntos relacionados com tratamento de dados pessoais.

FORMAÇÃO PRESENCIAL

DESTINATÁRIOS

 Todos os profissionais ou associados que pretendam valorizar a sua experiência de vida profissional e social, através de um processo de reconhecimento, validação e certificação das suas competências e conhecimentos adquiridos ao longo da vida, obtendo, no final um certificado escolar de nível B3 (9º ano) ou de nível secundário (12º ano).


DATAS E HORÁRIOS 

A definir mediante as inscrições por localidade;

Será realizado um cronograma com duas sessões semanais no horário mais conveniente ao grupo formado, podendo realizar-se de manhã, à tarde ou em pós-laboral (noturno).

 

VALOR DA INSCRIÇÃO
► Gratuito

Parceria

 

PROGRAMA

O processo RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) escolar é composto pelas seguintes etapas:

  1. Diagnóstico: uma primeira sessão informativa, que conduz à inscrição efetiva + uma ou duas sessões de diagnóstico das competências adquiridas pelo candidato ao longo da vida, de forma a perceber se a opção do RVCC escolar é a mais indicada;
  2. Encaminhamento: uma sessão que permite trabalhar o encaminhamento para o processo RVCC escolar e ativar o Passaporte Qualifica – https://www.passaportequalifica.gov.pt/
  3. Reconhecimento de Competências: esta fase é composta por um conjunto de sessões de grupo e individuais ou de pequeno grupo que têm por objetivo apoiar os candidatos à certificação na construção dos seus Portefólios de Competências, baseando-se nas suas Histórias de Vida, principalmente nas experiências profissionais, mas também pessoais e sociais. O candidato é apoiado por uma equipa composta por um Técnico de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências e formadores das áreas de competências a certificar, tais como “Sociedade, Tecnologia e Ciência”, “Cultura, Língua e Comunicação”, “Língua Estrangeira”, “Cidadania e Profissionalidade”, “Competência Digital”, entre outras;
  4. Formação Complementar: ainda na fase de Reconhecimento de Competências, sempre que se identifiquem necessidades pontuais de formação nas áreas que o candidato tenha menos presentes na sua experiência de vida, haverá lugar a sessões de grupo ou individuais de formação complementar. Esta formação terá sempre duração, no mínimo, de 50 horas;
  5. Validação de Competências: quando o Portefólio de Competências do candidato evidencia todas as competências necessárias à certificação escolar a que este se propõe, realiza-se uma reunião de equipa para validar as competências;
  6. Certificação de Competências: uma vez validadas as competências em reunião de equipa pedagógica, o candidato submete-se a um júri de Certificação de competências, no qual apresenta oralmente o seu Portefólio e as suas competências. Este júri é composto pelos formadores que representam as áreas de competências que irão ser certificadas.
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