SUCH - Serviço de Utilização Comum dos Hospitais SNS - Serviço Nacional de Saúde

Introdução

A obtenção de poupança em grandes consumidores do Estado é fundamental para o cumprimento dos objetivos nacionais programa da União Europeia 20-20-20.

Uma das dificuldades inerentes a estes planos gerais de eficiência é não existir qualquer registo de consumos e ser muito difícil obter benchmarks fiáveis para poder situar e caracterizar a sua evolução e assim agir racionalmente.

O SUCH como entidade transversal a este sector e que integra muita da competência que os hospitais utilizam nestas áreas, criou uma ferramenta simples, baseada em reportes e análises manuais, o "Portal do PEBC e Eco.AP do Ministério da Saúde", para proporcionar aos Gestores Locais de Energia (GLE), responsáveis nas entidades, nomeadamente os Centros Hospitalares, Hospitais, ACES, uma ferramenta simples de reporte.

Esta foi uma primeira tentativa de conhecer com rigor, de um modo prático e de fácil consulta, os custos devidos aos consumos energéticos, mas também de água e resíduos hospitalares.

Contudo esta ferramenta não chega. Nesse sentido, pretende-se agora partir do trabalho já desenvolvido, mas acrescentando novas funcionalidades e ambicionando atingir um universo mais geral no sector da saúde. Estas novas funcionalidades, irão permitir ganhos na gestão de energia, na usabilidade da ferramenta existente, comparabilidade entre unidades hospitalares, estabelecimento de padrões de consumo e medição da poupança obtida no futuro.

O projeto passa pela recolha, tratamento e apresentação não só dos consumos como das melhores práticas de eficiência energética em implementação no sector da saúde, trazendo inovação e conhecimento sobre a forma como a energia é consumida.

Este projeto será financiado ao abrigo do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC) 2017-2018.

 

Info PPEC

Encontra-se em implementação a 6.ª edição do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC) que tem como objetivo prioritário apoiar financeiramente iniciativas que promovam a eficiência e redução do consumo de eletricidade nos diferentes segmentos de consumidores.

O PPEC 2017-2018 aprovou 75 medidas que serão implementadas por 33 promotores. Estas medidas foram selecionadas, por intermédio de concurso competitivo, de um universo de 224 medidas apresentadas por 79 promotores. O valor total das medidas propostas a concurso foi de 61,9 milhões de euros.

A ERSE e a DGEG procederam à avaliação das medidas candidatas, tendo a decisão de homologação final das medidas do PPEC 2017-2018 sido tomada pelo Despacho n.º 15355/2016, de 21 de dezembro de 2016.

Os benefícios sociais a alcançar com a implementação das medidas aprovadas (cerca de 111 milhões de euros) são muito superiores aos custos (23 milhões de euros). Os efeitos benéficos das medidas permanecerão até 2037, representando cerca de 1 470 GWh de consumo evitado acumulado. 

PPEC 2017-2018  ERSE 

 

© 2017 SUCH - Serviço de Utilização Comum dos Hospitais